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Empreender ou desaparecer: por que ignorar a Inteligência Artificial vai afundar seu negócio

O fim da inércia no empreendedorismo brasileiro diante da Inteligência Artificial


Imagem que mostra o contraste entre uma empresa moderna e inovadora utilizando IA, e uma empresa em declínio, desorganizada e obsoleta, destacando a pressão para adaptação tecnológica.
A revolução da inteligência artificial já está acontecendo e não há mais espaço para desculpas. Empresas que resistem em adotar tecnologias emergentes estão se tornando obsoletas em um mercado que exige agilidade e inovação. O contraste é claro: quem não se adapta, fica para trás.

Em um cenário no qual a inovação tecnológica avança a passos largos, a realidade dos micro e pequenos empresários brasileiros se torna cada vez mais insustentável frente à revolução da inteligência artificial (IA). O número alarmante de apenas 34% dos brasileiros utilizando IA em seus negócios revela uma verdade dura: a maior parte dos empreendedores ainda está atolada em um mar de desculpas, procrastinando a inevitável transformação digital. Enquanto países como Estados Unidos, China e boa parte da Europa já incorporaram amplamente essa tecnologia no seu tecido empresarial, o Brasil patina na mediocridade da resistência ao novo.


As justificativas para esse atraso são conhecidas e repetidas à exaustão: "falta de recurso", "complexidade da tecnologia", "ausência de tempo"... A realidade, no entanto, é outra. O custo da inação é exponencialmente maior que qualquer investimento inicial em IA. A falta de preparo e a mentalidade retrógrada estão enterrando empresas que poderiam prosperar em um ambiente global competitivo. Continuar a ignorar a revolução digital não é mais uma opção. A IA, há anos tratada como algo futurista, já está moldando o presente de milhões de negócios ao redor do mundo.


Empreendedores que ainda não adotaram IA estão assinando sua sentença de morte empresarial. Não há mais margem para desculpas quando até ferramentas acessíveis, como o ChatGPT, são oferecidas de forma prática e econômica. A transformação digital, com suas inovações em automação, análise de dados e otimização de processos, está à disposição para todos que desejam investir nela. Aqueles que não aproveitarem essa oportunidade estão, literalmente, condenados a desaparecer em um mercado cada vez mais competitivo e acelerado.


Como afirma Klaus Schwab e Daniel Moreira Miranda em seu estudo sobre a Quarta Revolução Industrial, os negócios que não adotarem tecnologias emergentes como a IA se tornarão irrelevantes diante da economia digital em crescimento (Schwab; Miranda, 2018). Eles destacam que a economia está evoluindo para uma nova era, onde a disrupção digital não é uma escolha, mas uma imposição. A inovação tecnológica não espera por aqueles que hesitam. Enquanto empreendedores brasileiros se afundam na inércia, startups ao redor do globo estão utilizando IA para escalar negócios, ampliar receitas e conquistar mercados globais. É o que cita também o estudo mais antigo de BRYNJOLFSSON e McAFEE (2016), já apontando o que viria por aí.


74% das micro e pequenas empresas no Brasil que estão utilizando IA de forma contínua reportam ganhos substanciais em produtividade e eficiência. Essa é uma pesquisa da Microsoft em parceria com a Edelman Comunicação (MICROSOFT; EDELMAN, 2023). A lacuna entre as empresas que adotam a IA e aquelas que permanecem no ostracismo digital só tende a aumentar, e é uma questão de tempo até que os que não se adaptarem sejam esmagados pela concorrência mais ágil e digitalmente preparada. A essa altura, é quase uma irresponsabilidade que o empresário ainda não esteja, no mínimo, se informando e investindo nessa tecnologia. Esse levantamento foi feito em dezembro de 2023, com líderes empresariais de diversas regiões do Brasil. Entre os benefícios observados pelas empresas que utilizam IA estão a melhoria da eficiência (72%), o atendimento ao cliente (58%) e a redução de custos (46%). Além disso, 91% das empresas relataram uma melhora na qualidade do trabalho e 88% notaram um aumento no engajamento dos funcionários (MICROSOFT; EDELMAN, 2023).


Se você é um empreendedor que ainda se encontra fora desse movimento global de inovação, é necessário parar de procurar desculpas e começar a agir. A inteligência artificial não é o futuro, é o presente, e a recusa em adotá-la está, sem dúvida, condenando seu negócio à irrelevância. Não há saída fácil. Adaptar-se ou desaparecer: essa é a nova regra do jogo.



Imagem de uma matéria de jornal destacando o uso de ferramentas de inteligência artificial no Brasil, com o palestrante W. Gabriel em um evento, apontando que apenas 34% dos brasileiros já utilizam IA em seus negócios.
Esse dado foi apresentado por W. Gabriel durante o evento Movimento Empreender, destacando o enorme potencial da inteligência artificial para transformar micro e pequenas empresas. O Brasil ainda está atrás de outras potências, mas as oportunidades são claras: é o momento de adotar a IA para alcançar novos patamares de eficiência e inovação


Referências bibliográfica


ACCENTURE. Artificial Intelligence in Brazil: Unleashing the Power of AI. São Paulo: Accenture, 2020.


BRYNJOLFSSON, Erik; McAFEE, Andrew. The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies. Nova York: W. W. Norton & Company, 2016.


MICROSOFT; EDELMAN COMUNICAÇÃO. Inteligência artificial já é realidade para 74% das micro, pequenas e médias empresas no Brasil. 2023. Disponível em: https://news.microsoft.com. Acesso em: 30 set. 2024.


SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution. Genebra: Fórum Econômico Mundial, 2016.

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