top of page

Como não cair em crimes de falsos e-mails criminosos com vírus: um guia fácil e rápido pra você se livrar


Pessoa em frente ao computador identificando um e-mail suspeito de phishing, com ícones de alerta e elementos visuais de segurança digital, como cadeados e escudos
Proteja-se de e-mails fraudulentos: tome cuidado com sinais de phishing e adote medidas de segurança digital como identificar e-mails suspeitos e utilizar ferramentas de proteção


Nos últimos anos, os ataques de phishing (e-mails fraudulentos que se passam por instituições confiáveis para roubar informações) têm se tornado cada vez mais comuns.


Esses golpes são projetados para enganar e podem resultar em perda de dados, senhas e até dinheiro. A boa notícia é que você pode se proteger e evitar ser vítima dessas fraudes seguindo algumas etapas simples. Aqui está um passo a passo para se livrar de phishing e outros e-mails criminosos de maneira eficaz:



1. Reconheça os sinais de phishing


Antes de tomar qualquer ação, é essencial saber como identificar um e-mail fraudulento. Estes são os sinais mais comuns:

  • Endereço de e-mail suspeito: verifique o remetente com atenção. E-mails de phishing geralmente vêm de endereços malformados ou desconhecidos (por exemplo, “suporte@apple123.com” em vez de “support@apple.com”).

  • Erros de ortografia e gramática: e-mails oficiais raramente têm erros, então preste atenção a erros grotescos no texto.

  • Solicitações de informações sensíveis: empresas legítimas nunca pedem informações pessoais ou financeiras via e-mail, como senhas, números de cartão ou CPF.

  • Links suspeitos: passe o mouse sobre links (sem clicar) para ver o endereço completo. Se o link não corresponder ao site oficial da empresa, é uma bandeira vermelha. Cuidado! Eles vem disfarçados de links. Mas, por dentro, levam você para outro site.

  • Urgência excessiva: mensagens que dizem que sua conta será bloqueada, ou que o prazo de alguma coisa tá acabando. Nestes casos, você não deve clicar nestes links, jamais, e agir imediatamente para avisar aos demais que se trata de golpe.



2. Não clique em links ou abra anexos


Ao receber um e-mail suspeito, não clique em nenhum link ou abra anexos, especialmente se você não esperava aquele e-mail. Isso é uma maneira comum de espalhar malware (arquivos maliciosos) e coletar suas informações.



3. Marque como Spam ou Phishing


A maioria dos provedores de e-mail, como Gmail, Outlook e Yahoo, oferece a opção de denunciar ou marcar um e-mail como spam ou phishing:

  • No Gmail: abra o e-mail suspeito, clique nos três pontos no canto superior direito e selecione “Denunciar phishing”.

  • No Outlook: os emails do Outlook ou outros da Microsoft são conhecidos por serem os mais vulneráveis, os mais fáceis de invadir, porque o sistema de proteção é fraco. Então, se você tem um email desse, selecione o e-mail suspeiro, clique nos três pontos no canto superior e escolha “Denunciar phishing”.

  • No Yahoo: clique na seta ao lado do botão de spam e selecione “Denunciar como phishing”.


Isso ajuda os provedores a identificar e bloquear e-mails futuros semelhantes.



4. Exclua o e-mail imediatamente


Após denunciar, exclua o e-mail de sua caixa de entrada e da lixeira. Isso impede que você acesse acidentalmente o conteúdo posteriormente.



5. Habilite a autenticação de dois fatores (2FA)


Mesmo que você não clique em nada, suas contas podem ser comprometidas caso suas credenciais vazem. A autenticação de dois fatores (2FA) adiciona uma camada extra de segurança, exigindo uma segunda verificação além da senha, como um código enviado para o seu celular ou via dispositivo. Por exemplo, a Microsoft faz isso obrigatoriamente, já sabendo que seus e-mails são muito vulneráveis. Então, habilite a autenticação de 2 fatores do seu e-mails e contas online importantes, como redes sociais. O melhor não é escolher autenticar via SMS, mas sim via Token (um outro app que cria códigos).



6. Mantenha o software atualizado


Os criminosos cibernéticos frequentemente exploram falhas de segurança em sistemas desatualizados. Mantenha o sistema operacional, navegadores e softwares antivírus sempre atualizados. Atualizações automáticas são uma excelente opção para garantir que seu dispositivo esteja protegido contra as ameaças mais recentes.



7. Utilize um bom antivírus e antispam


Instale e mantenha atualizado um software de antivírus confiável, que possa detectar e bloquear ameaças antes que elas cheguem ao seu e-mail. Além disso, alguns programas possuem filtros de antispam que podem bloquear e-mails suspeitos antes de chegarem à sua caixa de entrada.



8. Eduque-se e eduque os outros


A melhor defesa contra phishing é o conhecimento. Compartilhe essas dicas com amigos, familiares e familiares, especialmente aqueles menos familiarizados com tecnologia. Quanto mais pessoas souberem identificar e-mails fraudulentos, menos eficazes eles serão.


RESUMO DO PASSO A PASSO


1. Reconheça os sinais de phishing (desconfie de todos os emails e mensagens estranhas).

2. Não clique em links ou abra anexos suspeitos.

3. Marque e-mails suspeitos como spam ou phishing.

4. Exclua o e-mail imediatamente.

5. Habilite a autenticação de dois fatores (2FA).

6. Mantenha o software atualizado.

7. Use antivírus e antispam confiáveis.

8. Compartilhe informações de segurança com outros.


Seguindo essas etapas simples, você pode reduzir significativamente o risco de cair em golpes de phishing e proteger suas informações pessoais. A prevenção é sempre o melhor remédio quando se trata de segurança digital!


Autora: Jornalista Louise Kataryne Freitas de Oliveira (MTB 1873)

留言


bottom of page